quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Independência?????




Independência ou Morte?

Todo ano com a chegada da "Semana da Pátria", nos pegamos a pensar sobre a Independência do Brasil, na forma como nos foi contada.

Mentiram para nós!

Quando olhamos a nossa volta vemos uma enorme contradição, não somos independentes coisa nenhuma!
Não somos mais colônia portuguesa, mas viramos colônia da globalização, que ligou todos os países formando um imenso dominó, tornando - nos vulneráveis em todos os setores, e o financeiro se tornou o maior calcanhar de Aquiles da globalização.
Nossas industrias estão entre as mais prejudicadas pela dependência causada pela globalização, pois foram escancaradas nossas "portas" para o mundo, e tivemos uma invasão de produtos de ótimos preços e péssima qualidade, que utiliza-se de mão de obra de procedência duvidosa.
Dos talheres usados em nossas mesas, passando por eletrônicos, tecidos, cosméticos, matéria prima para industria, setor de telefonia, setor bancário, tudo tudo dominado por grandes grupos estrangeiros.
Somos um dos países campeões na produção agrícola, com um vasto território, vastas plantações, mas nossos produtores são reféns e dependentes da política protecionista dos grandes países, que tornam a vida dos pequenos agricultores um inferno, sendo que nos últimos anos, houve uma retirada impressionante, de pequenos agricultores indívidados do campo e migrando para as grandes cidades, tornando-se apenas mais uma estatística nas favelas urbanas.
Somos dependentes até, do trigo argentino, que ditam o preço do pão nosso de cada dia...
Somos um dos maiores produtores de petróleo do mundo, com descobertas anunciadas aos "quatro ventos" pelas autoridades, mas ainda somos dependentes do petróleo vindo de outros países, e pagamos caro pelo combustível.
Nem nossa Língua Portuguesa escapou das garras da globalização, quantas palavras estrangeiras invadiram nossa cultura, desde cardápios em restaurantes e lanchonetes, com seus hot -dogs, cheese- burguers e afins, passando pela linguagem usada nas empresas, com seus feedbacks, holdings, managers, coaching e pela atualíssima linguagem da internet, com Facebook e Twitter, onde até foram criados verbos, como "tuitar"....
E nosso nosso futebol?
Já não é mais nosso, com a globalização nossos jogadores saíram pelos quatro cantos do mundo, levando nossa ginga, nossos dribles.
Nossa Seleção Brasileira é patrocinada por gigantes estrangeiras, que monopolizam nossos jogadores, que viraram marionetes, com cabelos estilosos, muitas tatuagens e brincos, porém com pouco futebol...


Marlise Julião

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sexo é bom....Sexo com amor ,melhor ainda .....

Blog em construção......
Powered By Blogger

Páginas

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Estudante de Letras, engatinhando no universo literário ....