terça-feira, 8 de novembro de 2011

Aqui jaz nossa cultura....

Sepultamento de nossa cultura ....



Tenho visto nos últimos dias, por todo o Brasil, inclusive em Jaraguá do Sul, várias pessoas se preparando para o Halloween, comprando abóboras, fantasias e se preparando para os doces e travessuras.

Fico pensativa e preocupada com relação a isso, pois acredito que oitenta por cento destas pessoas, que comemoram o Halloween desconhecem a origem da comemoração, e o que é pior, desconhecem a própria cultura brasileira.

Nossa cultura (do latim colere, que significa cultivar) é vasta e riquíssima, com personagens maravilhosos que atiçavam nosso imaginário mundo infantil, quando a beira de fogueiras , nossos pais, tios, ou avós, contavam aventuras mirabolantes, desde fugir da Mula sem Cabeça e do Curupira em meio as matas, até o pitoresco ritual para se pegar o Saci Pererê!

Estamos matando nossa cultura, nossos personagens folclóricos mofam nas bibliotecas, enquanto endeusamos a cultura americana comemorando datas que nem nos dizem respeito.

Quando é que algum americano comemora qualquer coisa que seja ligada a cultura brasileira?

Americanos não sabem nem qual é a capital do Brasil, noventa e nove por cento deles acham que é o Rio de Janeiro!

Como podemos renegar assim nossa cultura? Como podemos sepultar esse conhecimento?

Será que temos como cultura somente o Carnaval? Será que nossa cultura está resumida a uma semana de batuques e “sambadinhas” ?

Vamos assistir de camarote e braços cruzados a extinção de nossos personagens folclóricos, enquanto a cultura estrangeira se expande?

Passei em frente ao determinado lugar semana passada e vi sepulturas decorando a semana do Halloween, confesso que fiquei irritada, pois em momento algum vemos demonstrações de incentivo a nossa cultura.

Uma cultura rica como a nossa, oriunda da miscigenação de nosso povo, não pode ser desprezada assim.

Que tal desligarmos a televisão, reunirmos a família em volta de um livro de estórias brasileiras, que tal passarmos o legado de nossa cultura para as futuras gerações ?

Nossa vida está corrida sim, mas nada nos impede de pegar um livro, pelo menos dez minutinhos, e ler para os filhos, para amigos, ou até mesmo lermos sozinhos.

O Sací Pererê, a Mula sem Cabeça, o Curupira e toda a turminha agradece!

A sobrevivência da Cultura Brasileira está literalmente em nossas mãos ...









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sexo é bom....Sexo com amor ,melhor ainda .....

Blog em construção......

Páginas

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Estudante de Letras, engatinhando no universo literário ....